Bem vindo(a) ao PX CLUBE SURUBIM

Olá macanudos que visitam o blog, esse é o blog do radioperador PX e PY, e sua finalidade é dividir informações e conhecimentos sobre o radioamadorismo em geral. Espero que você goste do blog e que seu conteúdo possa ser de grande valia e que principalmente, possa ajudar os radioperadores independentemente da sua dúvida ou problema. Visite todas as páginas, pois as mesmas estão sendo criadas com todo carinho e dedicação para que você ao procurar algo possa encontrar e assim solucionar a situação que o fez entrar em meu blog.


Sejam todos(as) bem vindos(as). Forte 73/51 a todos.
Que Deus te abençoe em nome de Jesus!

Qap da Cidade de Surubim/PE: PX - Canal 12 em AM (27.105.0)
VHF - Freqüência 145.780
Repetidora +(600) 147.030
Rick Silva - PU7VHG e PX7D8957

Entre em contato Conosco pelos fones:

81 9735-8714
81 9938-6308

Repetidoras


RÁDIOAMADORISMO EM VHF





O que é Repetidora? Para que serve? Como funciona?


Repetidora é um conjunto de equipamentos, normalmente instalados em locais de altitude elevados, e que tem a capacidade de receber um sinal e retransmiti-lo ao mesmo tempo, em duas frequências diferentes. A diferença entre as duas frequências (de recepção e de transmissão) é conhecida como offset (ou shift) e é estabelecida por regulamento específico da ANATEL. No Brasil usamos em VHF um offset de 600KHz e em UHF um offset de 5MHz.



Vamos usar como exemplo uma repetidora operando em VHF, que tenha como frequência de descida (a que nós recebemos) 147.150 MHz. Usando o offset previsto na norma teremos uma frequência de subida (quando nós transmitimos) de 147,750 MHz..

E qual a utilidade disto?

Como as repetidoras estão posicionadas em locais bem elevados e operam com bastante potência, isto faz com que os radio operadores tenham uma área de cobertura bem maior do que as estações localizadas “no solo”. Assim, com o uso de repetidoras podemos estabelecer contatos com estações mais distantes do que se usarmos uma comunicação direta.



Outra utilidade é que com a repetidora os obstáculos naturais em comunicações VHF/UHF, que são as grandes elevações, podem ser facilmente superas


E como funciona?

Como informado antes, uma repetidora é “um conjunto de equipamentos”.

Este conjunto é composto (simplificadamente) por um receptor, um transmissor, uma antena, um circuito de controle (ou placa controladora, como é mais conhecida) e um duplexador.



o O receptor é o rádio que vai receber nosso sinal.

o O transmissor vai pegar nosso sinal e transmiti-lo na frequência adequada.

o O circuito de controle é usado para controlar as tarefas (timers, bips, identificação, liga desliga remoto, etc).

o E finalmente o duplexador que possibilita que o receptor e o transmissor possam compartilhar uma única antena simultaneamente.



Alguns rádios (quase todos) tem uma função bem interessante que é o Modo Reverso. Ao pressionar uma tecla nós, momentaneamente, invertemos a programação das frequências de subida e de descida em nosso rádio. Assim, ao escutarmos uma transmissão, não mais escutamos “via repetidora” e sim diretamente do outro radioamador.



Esta função é interessante em dois casos: primeiro por que se eu posso ter contato direto com o outro radioamador, pode ser interessante que ambas estações mudem para uma frequência simplex (direta) e deixem a repetidora livre para quem não tem esta possibilidade. Em segundo lugar, se a minha recepção está muito ruidosa e eu tenho contato direto com o outro radioamador, ao acionar esta função, posso facilmente identificar se o problema é do rádio do colega ou da repetidora.

Algumas repetidoras têm ainda em sua configuração o Subtom (CTCSS), que é um tom inaudível transmitido junto com o áudio da estação que deseja usar o repetidor. Se o subtom transmitido for aquele que a repetidora tem configurado, o sinal é por ela transmitido.

Se a estação não estiver usando o subtom correto ou não estiver com o subtom configurado ela não conseguirá acionar a repetidora, ou seja, a repetidora não transmitirá o áudio recebido.

A vantagem no uso dos subtom é no caso de a repetidora estar instalada em um local com muitas emissões de RF, que poderiam interferir umas nas outras.

Quem mantem as repetidoras? E eu posso usar qualquer repetidora?

As repetidoras são mantidas pelos Clubes, Associações de Radioamadores, a LABRE, ou mesmo alguns abnegados radioamadores (como é o caso de São Manuel). Por força da legislação cada repetidora tem que ter como responsável um radioamador classe A.

Ainda por força da legislação, todas as repetidoras instaladas no Brasil têm seu uso público e aberto a todos os radioamadores.

Mas se eu uso constantemente uma repetidora, é sinal de comportamento ético procurar saber quem são os mantenedores e oferecer ajuda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário